Concessionária de carros: problema e rotatividade

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Um problema constante que os revendedores e grupos de revendedores enfrentam é uma
taxa relativamente alta de rotatividade de funcionários. Vendedores e vários gerentes de
departamento saem ou são demitidos por vários motivos: talvez tenham um desempenho
inferior e talvez sejam mal pagos. O horário do varejo destrói o que é uma vida doméstica
geralmente aceitável e, embora mais grupos de revendedores adotem uma estrutura de
pagamento com algum salário-base, muitos vendedores ainda são pagos com comissão direta.
E se essa comissão é uma porcentagem de um quadro de lucro em declínio, então, o pacote de
compensação está em declínio.
“A taxa de rotatividade de vendedores em uma típica concessionária de carros novos
permaneceu alta”, observou Taylor. “Embora as fórmulas para as taxas de rotatividade variem,
a fórmula simples mais usada, e a usada pela NADA, é calculada como o número de
funcionários que se demitiram ou foram demitidos voluntariamente em um determinado ano,
dividido pelo número total de funcionários da empresa.
O que tudo isso significa para você, o comprador do carro? Saber mais sobre como os
revendedores de automóveis são operados – saber que os revendedores enfrentam muito mais
desafios do que há alguns anos, mesmo em uma economia em crescimento – ajuda a torná-lo
um consumidor mais informado. E isso o coloca em posição de conseguir um negócio melhor
na sua próxima compra de carro novo ou – pelo menos – ter uma ideia melhor do que esse
‘negócio melhor’ constitui.